top of page

Quando é a temporada de vento?

Desde que o hydrofoil chegou aqui em Brasília, o termo “temporada” precisa, no mínimo, ser repensado. Com o equipamento certo, uma técnica legal, conhecendo as características dos nossos ventos e tendo uma guarderia com o material prontinho pra ir pra água para facilitar, é velejo o ANO INTEIRO.

Os melhores meses são os meses mais secos (julho a setembro) e os meses mais molhados (novembro a janeiro), mas nos períodos de transição, outono e primavera, não faltam velejos incríveis aqui na nossa raia.


O foil rapidamente tomou conta da flotilha de Windsurf do Katanka. Esse video é de 2020

Quem acompanha nosso instagram (@clubekatanka) e costuma ver nossos stories com o que rola no dia, pode constatar esse fato. Toda semana tem foto ou vídeo de velejo, não é?  

Aqui no Katanka a gente se dedica ao Windfoil e Wingfoil e corre atrás para ter os equipamentos mais eficientes pras nossas condições. Sempre foi assim, desde o início. Hoje o equipamento funciona muito melhor com menos e também com muito mais vento que na era pré-foil.

Isso significa algumas coisas importantes: 1- Claro, aproveitamos melhor o vento. 2- Temos mais dias de bom velejo por ano. 3- Precisamos de menos equipamentos que antes para velejar em todas as intensidades de vento. 4- O material é mais leve e a velejada também. 5- A eficiência do foil é tanta, que, com uma técnica boa e noções de Vela, estamos na raia sempre onde o vento melhor está soprando, navegando entre as rajadas sem perda de performance. 6- O tempo na água é mais bem aproveitado

E as duas primeiras conclusões são: que nos divertimos cada vez mais e aproveitamos muito mais o investimento que fazemos no equipamento.


Fotos de janeiro a junho de 2024. Rolando sempre!

Com as características únicas que temos em Brasília, onde o lago é vizinho de todo mundo e a estrutura da guarderia é pensada no nosso regime de vento, o velejo do dia a dia por aqui é, sem dúvida um dos mais fáceis, práticos e seguros de todo o Brasil.

As previsões melhoraram e a informação do vento em tempo real também ajuda bastante. Nossos sócios têm acesso a uma estação que mede o vento, câmera apontando pro lago e o whatsapp do clube informa os nossos velejadores se “está rolando”. Com a experiência de mais de 30 anos “olhando o vento” em Brasília, também conseguimos ter uma boa noção do que vem por aí, ajudando os velejadores a se programarem com antecedência para os melhores dias e horários.


O "tá rolando" já apareceu 1982 vezes no grupo do Katanka!


Chegou ao clube, em 5 minutos tá na água e, depois do velejo, rapidinho tá pronto para voltar pro trabalho ou outro compromisso. Não precisa tirar férias, pra se manter velejando! Quando perguntam pra gente então, quando é bom pra velejar aqui em Brasília, a resposta é: velejamos o ano todo!

Claro, muitas vezes os bons ventos rolam nas horas mais frias do dia ou mesmo em tempo chuvoso. Mais uma vez basta estar bem equipado com a vestimenta própria, como em qualquer outro esporte, que está tudo certo!

E bora pra água porque “tá rolando”!!

Kommentare


bottom of page