top of page
Aprenda Windfoil

Windfoil é uma modalidade nova, mas tão legal que a classe olímpica do Windsurf a partir de 2024 será a Starboard IQ Foil.
 

E o Windfoil parece que foi moldado para nossas condições em Brasília. A eficiência do equipamento se traduz num melhor aproveitamento dos ventos característicos da nossa região. 
 

Alta eficiência e alta performance!

Emoção, prazer e adrenalina tendo como combustível o vento, navegando em alta velocidade no mais absoluto silêncio, como que voando mesmo sobre a água. 
 

O Katanka, pioneiro no Brasil na modalidade, foi o segundo Starboard Foil Specialist Centre do mundo e o primeiro das américas utilizando exclusivamente os excelentes foils Starboard!

 

 

A partir de 2024 também fomos o primeiro clube do Brasil a oferecer as aulas nas novas pranchas Starboard Go-Fly, dedicada ao velejador iniciante no Windfoil (mais detalhes abaixo)
 

Tenha acesso ao maravilhoso mundo do WindFoil conosco. Nosso pacote introdutório ao Windfoil consiste em 8 aulas onde vamos abordar a velejada no Windsurf convencional, o vôo da prancha com o hydrofoil e o Windfoil com a prancha Go-Fly. 
 

centre.png
_MG_6942.png
1800x600-Go_Fly 2.jpg
STARBOARD GO-FLY

O que faz essa prancha ser o modelo mais indicado para quem quer começar a voar de Windfoil? Vários detalhes foram pensados e testados em todas as áreas da prancha. Vamos fazer uma lista:
 

  1. O windsurfista veleja confortavelmente em todas as etapas (decolagem, voo, pouso, manobras). Todo o sistema fica equilibrado com as forças que atuam durante o voo.
     

  2. A região do pé de trás é “shapeada” pensando também no conforto do velejador, formando uma verdadeira “plataforma” onde ele vai estar confortável e com a sensação de segurança em todas as situações.
     

  3. A prancha é mais comprida que a convencional. E ainda a parte reta que parte da rabeta em direção ao bico da prancha é também mais comprida que o “flat” das outras pranchas. Com isso, ela vai deslizar na água mais rápido e com menos esforço até atingir a velocidade mínima para decolar no foil.
     

  4. Ainda para facilitar a decolagem, a Go-Fly tem uma espécie de uma rampa mais ou menos do meio até a rabeta. À medida que o velejador vai acelerando, a prancha não “sai dos trilhos”, mantendo a estabilidade na água até a decolagem. Lá atrás, na rabeta, os “cutaways” vão otimizar o fluxo de água para a prancha acelerar mais rapidamente.
     

  5. Depois que decolou, a Go-Fly permanece estável voando. O shape é bem fininho, então a conexão do velejador com o foil é direta no pé de trás. O design mais fino também deixa a prancha mais leve e aerodinâmica, o que vai contribuir também para o controle durante a velejada no ar.
     

  6. No início, principalmente, às vezes não tem como evitar da prancha bater na água de vez em quando. Já vimos soluções diversas para a decolagem mais fácil, mas o que a Starboard desenvolveu para os “touchdowns”? A Go-Fly tem um “V” muito acentuado no bico. A prancha vai bater na água suavemente e sem desacelerar de uma vez. O velejador também não vai sentir muito impacto nessa hora por causa dos pads de dupla densidade sob os pés. A prancha bate na água, mas segue suave para redecolar de novo tranquilamente.

Marcello Morrone, instrutor do Katanka

Experiência e paixão pelo que faz são os principais ingredientes do currículo do nosso instrutor de Windsurf e Windfoil:

- Instrutor Certificado pela CBVela (Confederação Brasileira de Vela) 

- Instrutor de Windsurf desde 1991
- Fita Azul (Campeão Geral) da Regata Vitória - Guarapari 2023

- 3o Colocado geral (Campeão Master) no Brasileiro da classe IQFoil 2022

- Campeão do DF de Windfoil 2022
- 3o Colocado Geral (Campeão Formula Foil) no Ranking Brasileiro de Windfoil 2021
- 3o Colocado Geral (Campeão Master) 2a Etapa Circuito Brasileiro Windfoil 2021
- 4o Colocado Geral (Campeão Master, 3o IQ Foil) Brasileiro de Windfoil 2021

- 2o Colocado Copa Brasil de Vela - Windfoil 2020
- 3o Colocado Geral (Campeão Master) Brasileiro de Windfoil 2020
- Campeão Brasileiro Foil Windsurfing 2019

- 3o Colocado Geral (Campeão Master) Sul-americano Foil Windsurfing 2019
- Vice-campeão Brasileiro Foil Windsurfing 2018 

- Campeão Mundial Master Formula One Design (4o Overall) 2012
- 3o Colocado Mundial Master Formula One Design 2013

- Campeão Sul-americano Master Formula One Design 2012
- Vice-campeão Europeu Formula One Design 2012

- Vice-campeão Sul-americano Overall Formula One Design 2009

- Bi-campeão Brasileiro Formula One Design 2009, 2011

- Vice-campeão Brasileiro Formula One Desgn 2010, 2012

- 1o Colocado Ranking Brasileiro Formula One Design 2010

- Vice-campeão Brasileiro Windsurf Slalom 2004 

bottom of page