A prancha que vai revolucionar o aprendizado do Windfoil já está em Brasília
Você conhece o Windfoil, né? Se já foi ao Katanka, certamente já viu aquelas pranchas de Windsurf passando voando por cima do lago. O Windfoil está no programa Olímpico de Paris 24 e Los Angeles 28 com a classe IQFoil, criada com os equipamentos da Starboard.
Regata da Classe IQFoil Juvenil
E vem da mesma Starboard, o desenvolvimento da Go-Fly. É a primeira prancha especificamente voltada para o velejador iniciante no Windfoil. 24 anos atrás a Starboard lançou a prancha Go, que mudou o Windsurf para melhor. Agora é a vez da Go-Fly mudar tudo novamente!
Fomos os pioneiros do Windfoil. Quando iniciamos na modalidade, começamos adaptando um equipamento antigo de Formula Windsurfing, com vela de Windsurf Slalom e um foil completamente diferente dos que usamos agora.
Tudo era mais difícil, a ergonomia e a distribuição do volume da prancha eram inadequadas, o centro de pressão da vela era no lugar errado e o foil era terrível para controlar. A decolagem era “turbulenta” e quando perdíamos o controle e a prancha caía novamente na água, desacelerava bruscamente e era certa a queda! Mesmo assim, desde a primeira velejada, vimos o potencial dessa modalidade aqui para Brasília.
Primeira geração do equipamento de Windfoil aqui em Brasília, em 2017: difícil controlar!
Com o uso dos equipamentos específicos para Windfoil, tudo mudou. Mas ainda faltava um equipamento voltado essencialmente para os primeiros voos. Finalmente a Starboard lançou a Go-Fly!
Mas o que faz essa prancha ser o modelo mais indicado para quem quer começar a voar de Windfoil? Vários detalhes foram pensados e testados em todas as áreas da prancha. Vamos fazer uma lista:
1- O windsurfista veleja confortavelmente em todas as etapas (decolagem, voo, pouso, manobras). Todo o sistema fica equilibrado com as forças que atuam durante o voo.
2- A região do pé de trás é “shapeada” pensando também no conforto do velejador, formando uma verdadeira “plataforma” onde ele vai estar confortável e com a sensação de segurança em todas as situações
3- A prancha é mais comprida que a convencional. E ainda a parte reta no fundo, que parte da rabeta em direção ao bico da prancha, é também mais comprida que o “flat” das outras pranchas. Com isso, ela vai deslizar na água mais rápido e com menos esforço até atingir a velocidade mínima para decolar no foil
4- Ainda para facilitar a decolagem, a Go-Fly tem uma espécie de rampa mais ou menos do meio até a rabeta. À medida que o velejador vai acelerando, a prancha não “sai dos trilhos”, mantendo a estabilidade na água até a decolagem. Lá atrás, na rabeta, os “cutaways” vão otimizar o fluxo de água para a prancha acelerar mais rapidamente.
Go-Fly decolando suavemente aqui no Katanka
5- Depois que decolou, a Go-Fly permanece estável voando. O shape é bem fininho, então a conexão do velejador com o foil é direta no pé de trás. O design mais fino também deixa a prancha mais leve e aerodinâmica, o que vai contribuir também para o controle durante a velejada no ar.
6- Às vezes, entretanto, não tem como evitar da prancha bater na água de vez em quando. Já vimos as soluções diversas para a decolagem mais fácil, mas o que a Starboard desenvolveu para os “touchdowns”? A Go-Fly tem um “V” muito acentuado no bico. A prancha vai bater na água suavemente e sem desacelerar de uma vez. O velejador também não vai sentir muito impacto nessa hora por causa dos pads de dupla densidade sob os pés. A prancha bate na água, mas segue suave para redecolar de novo tranquilamente.
“Antes da prancha chegar ao Brasil, tive a oportunidade de conhecer e velejar na Go-Fly. Fora d’água o design já surpreende com a quantidade de detalhes no shape que vão influenciar toda a velejada. Na prática, ela entrega tudo que está anunciado. Ela atinge a velocidade de decolagem sem esforço, fica muito estável durante o "take off", é leve e facílima de controlar no ar, mas também incrivelmente suave se cai na água, redecolando quase que naturalmente. Bem diferente de quando aprendi, em 2017. Agora, com essa maravilha aqui no Katanka, vai ficar bem mais fácil começar na modalidade” Marcello Morrone, instrutor de Windfoil.
Marcello Morrone e a Go-Fly no Katanka
Sem dúvida essa é a aquisição mais esperada da nossa Escola de Windsurf em 2024 e já está disponível. Em breve vão começar a pipocar fotos e vídeos dela em ação por aqui.
E bora voar com a gente! Entre em contato para fazer o nosso Curso de Windfoil. Uma experiência sensacional e para a vida toda. Nossos programas de Windfoil estão disponíveis para futuros velejadores a partir de 13 anos.
Comments