Escola Wingfoil
Um bom equipamento é mais que meio caminho andado para o sucesso do aprendizado. Não medimos esforços para montar e manter nossa escola atualizada com o que há de melhor, sem improvisos ou adaptações. Nesta página vamos listar os equipamentos que utilizamos para que o processo de aprendizado do Wingfoil.
A evolução vai ser constante e o progresso percebido a cada aula feita na nossa escola.
Novíssimo lançamento da Starboard para iniciação, a Start2 é a prancha da primeira vez no wing. É nela que o aluno começa a dominar o manejo do wing, ainda sem o foil, para velejar em qualquer direção de vento.
O nome Start2 não apenas remete à evolução da consagrada prancha Start, usada nas escolas de WinDsurf, mas diz respeito à característica que o modelo tem de ser regulada com quilhas laterais para o uso específico do aprendizado do WinGsurf.
Nossa escola é a primeira do Brasil a adquirir essa prancha.
Após a aula de iniciação na Start2, o próximo passo é colocar a Wingboard 7'2" no pé! É com ela que os alunos dão os primeiros voos no Wingfoil.
A 7'2" permite alterar a configuração de quilhas e foil mudando aos poucos o comportamento da prancha para a transição do modo "água" para o modo "ar" da forma mais suave, segura e tranquila possível.
Com 130 litros de volume e um shape que foca na decolagem rápida, a Take Off 6'4" é a prancha escolhida para a evolução após a iniciação da Wingboard 7'2".
Com essa prancha o velejador vai conseguir evoluir a técnica do voo, conseguindo decolar e se manter no ar mesmo com ventos mais fracos e inconstantes.
A 6'5" tem 115 litros e é uma prancha com o conceito mais moderno de shape, com elementos das pranchas de regata (X-15) e das famosas "barracudas" (Ace Foil) para aliar facilidade de decolagem com controle no ar e nos "touch downs". É a prancha que será usada para passar do nível básico para o intermediário, já entrando para transições no ar e velejando com mais performance.
Além disso, usamos esse modelo nas aulas de hydrofoil rebocado no barco a motor, simulando muito bem o comportamento real que encontramos no Wingfoil
A S-type é a asa mais fácil para o iniciante. Com 2400 cm2, ela decola com uma velocidade relativamente baixa e shape "low aspect" facilita bastante o controle no ar.
A E-type é a asa "medium aspect" da Starboard Foils. A 2000 cm2 é a que usamos na progressão após os primeiros voos. Agora o foil vai decolar e velejar com mais velocidade.
A E-Type 1700 vai ajudar o aluno a iniciar o treinamento das manobras no wingfoil. Asa "medium aspect" que precisa de pouco vento para decolar e é muito gostosa de velejar.
A S-Type 1500 nós usamos na primeira aula de Hydrofoil, rebocado no barco a motor. Os resultados são excelentes com essa asa, que aceita correções que precisam ser feitas no ar nos primeiros contatos do aluno com a prancha voando.
O Life é um wing compacto e com as pontas mais curvadas, ideal para iniciar no esporte em pranchas de quilha e progredir para o Wingfoil. Ele vem com retranca, o que também facilita demais a velejada e as manobras. Além disso, tem também janelas grandes na horizontal e vertical para maior visibilidade. Nossa escola usa os tamanhos 5.5 e 6.5 m2
Instrutor e aluno conversam naturalmente durante as aulas com os comunicadores BBTalking. Com eles as informações são mais precisas e fica mais fácil também o aluno colocar suas dúvidas velejando.