A Starboard Foils começou a adotar uma sensacional e inovadora forma de desenvolver asas de foil.
O processo consiste no seguinte: a partir de um design inicial e depois de entrar com parâmetros de performance desejados e limites estruturais, o computador calcula o shape otimizado. Então, os parâmetros deste design otimizado alimentam novamente o computador, que refaz os cálculos, otimizando novamente.
Este método de otimização em loop é possível graças a uma nova abordagem às equações que governam a dinâmica dos fluidos. O processo converge para um design hiper-otimizado, algo que anteriormente levaria semanas ou mesmo meses para ser calculado no mais poderoso computador (e levaria décadas para um ser humano).
O resultado: asas de foil com características de voo incríveis, virtualmente no limite das leis da física.
As asas projetadas a partir dsse método, que otimiza o design original 7000 vezes, já estão disponíveis nas linhas SLX, de Windsurf Slalom e MF, para Wingfoil Race. Essas iniciais MF indicam asas que foram desenvolvidas pela Starboard em parceria com o designer alemão Martin Fischer.
Mas quem é Martin Fischer?
MF é o designer chefe do time Ineos Britannia da America’s Cup, mais tradicional competição esportiva do mundo, disputada desde 1851! America's Cup Formula 1 da Vela. A cada 4 anos é realizada e os times ou "sindicatos" mobilizam todos os esforços em pesquisa e desenvolvimento para colocar na água os melhores barcos à vela do planeta. Agora em agosto, o palco da America’s Cup será Barcelona, com os moderníssimos AC75, barcos de 3 toneladas que velejam voando sobre foils.
Ineos Britannia AC75 voando nas águas de Barcelona
E a parceria da Starboard com Martin Fischer traz para o nosso mundo aqui do Windfoil e Wingfoil, a bagagem do desenvolvimento dos foils mais modernos e eficientes do planeta.
As asas desenvolvidas por Martin Fischer equipam os foils da classe Starboard X-15 de Wingfoil. Na frente, asas nos tamanhos 560, 820 e 1200 cm2 e atrás com 200 cm2 montadas na fuselagem Jumbo Evolution MKII.
Aqui no Katanka a gente tem o foil X-15, desenvolvido pelo Martin Fischer. Velejadores experientes no Wingfoil podem fazer um test-drive para sentirem, na prática, o que todo esse trabalho traz de bom na velejada. O foil X-15 decola cedo, é super-estável e veleja em ângulos inacreditáveis tanto no contravento quanto no downwind. Já na primeira decolada é possível perceber a performance.
Starboard Foils X-15, na versão com mastro de alumínio, com as asas MF 820 e MF 200
"Quando voei pela primeira vez no MF820 percebi que levaria algumas centenas de anos para chegar a esse formato de asa através do método manual e interativo de um shaper convencional", Tiesda You, da Starboard Foils, designer de pranchas desde os 14 anos e responsável por shapes como a Starboard Formula e a Starboard Isonic e de foils como o IQFoil olímpico.
Abaixo um bate-papo (em inglês) muito interessante do Tiesda You com o Martin Fischer falando sobre o design de foils.
Comments