O novo esporte Olímpico mudando a mentalidade dentro e fora da água.
Em menos de 100 dias, você pode esperar a ação em ritmo acelerado na Marseille Marina, mas para a iQFOiL, não para por aí. A nova classe Olímpica é também líder no mundo do esporte com sua abordagem inovadora às questões do ambientais.
O que é a iQFOiL?
iQFOiL é a nova classe do Windsurf entrando no programa Olímpico no próximo mês de julho. Ela vai substituir a classe RS:X e vai trazer mais velocidade e emoção para os jogos com a introdução de um hidrofólio embaixo das pranchas, possibilitando aos velejadores voar sobre a água. Com a redução da resistência da água, a prancha iQFOiL pode atingir velocidades impressionantes de até 38 nós.
Regata de iQFOiL em Brasília
O que a iQFOiL está fazendo de diferente?
Sem dúvida, esporte faz bem para as pessoas, mas ele pode ser bom para o planeta também. A classe iQFOiL está numa missão de mostrar que o esporte pode ter um impacto positivo. Junto com a Starboard (fabricante do equipamento iQFOiL) a classe está plantando árvores de mangue, limpando praias e apoiando comunidades. Além disso, a classe está trabalhando de perto com a World Sailing e toda a indústria para melhorar a sustentabilidade em eventos de Vela.
10X Climate Positive
Enquanto você já deve ter ouvido frases como “carbono neutro” e ‘net-zero’ de empresas que compensam as emissões, a iQFOiL faz a coisa 10 passos à frente. Para cada tonelada de CO2 emitido durante a produção do equipamento iQFOiL, árvores de mangue são plantadas em número suficiente para absorver 10 vezes mais. São aproximadamente 22 árvores de mangue plantadas para cada equipamento iQFOiL – você pode conferir a metodologia de cálculo de 2023 aqui aqui.
E não é apenas com o equipamento que a iQFOiL está se esforçando para ser 10x climate positive. Desde 2021,a iQFOiL trabalhou para calcular as emissões de viagens e combustível dos principais eventos da classe e compensou 10X mais também.
As árvores de mangue são o meio para transformar negativo em positivo, em mais vezes que uma. As árvores milagrosas não apenas sequestram em média 5 vezes mais carbono que as árvores terrestres, mas, como elas crescem juntas em um vasto ecossistema Carbono Azul, a floresta de mangue serve para proteger a costa, ajuda a produção pesqueira, purifica a água e é a casa de mais de 1500 espécies. Os manguezais da iQFOiL são plantados pela Worldview International Foundation em Myanmar, uma ONG que está trabalhando para regenerar milhões de acres de terra desmatada enquanto apoia e emprega comunidades em torno deles.
Fazendo Clean Ups nas praias e apoiando comunidades
Globalmente, a poluição dos oceanos por plástico é um problema que vem piorando e é difícil evitar apenas com o que cerca o mundo do windsurf. Reconhecendo isso, a iQFOiL promove a remoção de 11.4 kg de plástico de praias para cada prancha produzida. Isso é o equivalente ao peso da prancha em lixo removido do meio-ambiente.
Este plástico é coletado pelo Plastic Offset Program da Starboard. Uma iniciativa socioambiental que emprega times locais na Tailândia e Myanmar para coletar, separar e dar uma destinação responsável para qualquer plástico achado a até 50 metros do oceano. O programa ainda promove educação ambiental em escolas locais e vilas ensinando sobre o problema do plástico e como prevenir a poluição.
O Plastic Offset Program também apoia o desenvolvimento sustentável para comunidades vulneráveis em Myanmar, dando treinamento sobre meios de subsistência para aprimorar os indivíduos e capacitá-los a empreender o próprio negócio. Desde o golpe militar em 2021, Myanmar tem enfrentado conflitos contínuos e agitação civil, o que tornou esse suporte ainda mais vital.
Esporte de elite como uma plataforma de lançamento para Eco inovação
Na busca por equipamentos que gerem o mínimo impacto ambiental, a Starboard está apresentando os mais recentes desenvolvimentos da indústria em materiais e processos sustentáveis na sua próxima prancha conceito eQFOiL .
Introduzindo o “e” de “eco”, a prancha conceito visa demonstrar as possibilidades para o equipamento esportivo, tanto na esfera marítima como em todos os esportes. Um recurso chave é a substituição da fibra de carbono, que demanda uma quantidade enorme de energia, pela fibra de basalto, que é uma alternativa significativamente de mais baixas emissões.
Compartilhando o conhecimento, a Starboard e a classe iQFOiL esperam usar esse projeto para inspirar e unificar a indústria esportiva para trabalhar juntos na direção de um futuro mais verde.
“Este projeto de fato destaca o trabalho de pesquisa e desenvolvimento que a Starboard está fazendo nos bastidores para melhorar o impacto dos seus produtos. A eQFOiL é apenas uma prancha, mas representa a continuidade das maneiras inovadoras da Starboard em fabricar equipamentos esportivos.”
Fatos
· A iQFOiL é uma das novas disciplinas introduzidas nos Jogos Olímpicos em Paris 2024 e Los Angeles 2028.
· Essa é a primeira Classe Olímpica que priorizou o impacto ambiental desde a sua concepção.
· No nome iQFOiL ‘i’ significa inovação e o ‘Q’ qualidade.
· O design é inovador e o material é capaz de voar em apenas 6 nós de vento e de atingir 38 nós de velocidade.
· 22 árvores de mangue são plantadas e 11.4kg plástico são coletados na costa a cada equipamento Starboard vendido.
· É o único esporte 10X climate positive nas Olimpíadas… até agora!
Sobre a Starboard.
A Starboard é uma marca global de esportes aquáticos, reconhecida pela sua qualidade premium e a abordagem inovadora dos designs e ações para o meio-ambiente. Fundada em 1994 pelo ex campeão mundial de Windsurf, Svein Rasmussen, a companhia está constantemente se esforçando para ser não apenas a melhor do mundo, mas a melhor para o mundo.
Marcello Morrone, do Katanka e Svein Rasmussen, da Starboard
Comments